A nova onda na gastronomia em geral é a utilização de métodos onde se descontroem sabores e texturas na hora de cozinhar ou preparar drinks.
Venho falar agora da Mixologia Molecular, que nada mais é do que brincar com formatos e disposições das moléculas dos ingredientes utilizados para feitura de drinks em geral, popularmente conhecida por Coquetalaria Molecular.
Utilizando de elementos químicos associados a estes ingredientes ,e se fazendo procedimento correto se consegue, modificar a estrutura molecular original fazendo com que este se apresente de outra maneira desejada, exemplificando suco de maracujá em forma de esferas, ou até mesmo bebidas alcoólicas como a vodka em forma tamben de esferas ou até mesmo espaguetis, espumas e gemas.
Utilizando deste método venho a vcs apresentar um drink que foi provado e aprovado em uma grande casa de shows aqui em Porto Alegre em que eu chamo de:
Passion Flute
Duas colheres de chá de esferas de maracujá, ou caviar de maracujá;
Espumante moscatel pra completar.
Coloque numa taça Flutê as esferas de maracujá e em seguida complete com espumante moscatel bem gelada, Sirva com canudo de suco para que as esferas sejam sorvidas através dele.
Não decore.
E ai Lobo, blz? Aqui é o Victor de Rondônia.
ResponderExcluirFiz a esferificação, mas usei um xarope de anís que eu costumo usar em drinks sem álcool. Optei por ele devido ao teor zero de acidez e claro, pela coloração azulada unica que ele proporciona. Não descobri ainda uma bebida exata para combinar com as "perolas azuis", pois preciso de algo transparente para que possa ser percebido as esferas. Abração aee