sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

COCKTAILS - ORIGEM E APRIMORAMENTO

Voltando a postar neste que é um dos mais populares blogs de Cocktails no brasil hahahahaha.

Hoje vamos falar sobre a origem dos Cocktails, e como ao longo dos anos estes foram de degustação da nata da sociedade, ou mais popular botequim de cachaça.

Existem várias versões da origem dos Cocktails...
O nome COCKTAIL vem da união das palavras em inglês (Cock) "Galo" e (Tail) "Rabo" Portanto Rabo de galo. durante a guerra nos estados unidos em um botequim que servia bebidas de todos os tipos, e claro, algumas misturas como, Vermuths e Whiskeys para os soldados envolvidos neste evento nas madrugadas de luta.
A noite não havia guerra, energia elétrica não havia nos campos de batalha, então os soldados de um lado passavam as madrugadas bebendo até quase o nascer do dia, o Botequim se mantinha aberto até os galos dos vizinhos começarem a cantar... O que fez o dono do botequim??? sacrificou os galos do vizinho e decorou os drinks com penas dos rabos dos galos... Nasceu ai o Primeiro Cocktail. (História provável mas não a única).

Havia embarcações por meados dos século XV que navegavam com seus barris de Rum cheios de um drink muito conhecido nos dias de hj, o MOJITO. 
Foi encontrado nos barris de um barco pirata no século XV uma mistura de Rum, limão, hortelã, açúcar e água. Este era o suprimento para além de embriagar a tripulação,  mante-la saudável devido a grande concentração de açúcar, água e vitamina C evitando o ESCORBUTO (Doença ocasionada pela falta de vitamina C).

CAIPIRINHA:
De origem de botequins de cachaça no brasil... Misturava-se a cachaça limões macerados com açúcar e gelo fazendo assim o segundo drink mais popular no mundo na atualidade a CAIPIRINHA BRASILEIRA.
Como se faz a Caipirinha Brasileira?
No Curso de Bartender profissional da AGB ensinamos a fazer a caipirinha diretamente no copo tipo ilha-bela long drink, Primeiro você macera 1/2 limão grande sem a parte interior branca de união dos gomos com 2 colheres de sopa de açúcar, acrescente 1 pedra de gelo e 90ml de cachaça, mecha durante 40 segundos tomando o cuidado para não oxigenar a mistura, a mistura deve ser translucida e lisa pois deve descer na garganta prazerosamente sem dar a sensação de estufamento.
Complete com gelo  e sirva com mexedor ou canudo curto, mas oriente, a verdadeira caipira se bebe diretamente no copo para não haver a oxigenação acima descrita.
Este método de feitura é baseado na história dos botequins de cachaça, e claro, na gastronomia envolvida no processo elaboração e degustação...
(Cada um faz "a sua Caipirinha" e normalmente "a sua" é a melhor do mundo)

Nos dias de hoje cocktails se fazem de todas as formas, gostos, estruturas e aromas... 
No final, tudo vem a engrandecer uma arte que ha muito é praticada pelos profissionais de bar e pouco estimulada por você cliente, acostumado a beber os drinks mundialmente conhecidos que não arriscam a pedir ao profissional algo novo e inusitado.

Ajude você cliente a fazer um bartender feliz!!!
Peça coisas novas, novos aromas, cores e sabores pq espírito o bartender tem e a criação é o que lhe move.

MATRÍCULAS ABERTAS PARA O CURSO PROFISSIONAL DE BARMAN DA AGB. LIGUE PARA O NÚMERO 51-9311-8558 OU 51-3516-8558 OU MANDE E-MAIL PARA agbartenders@hotmail.com
http://www.facebook.com/events/396492663761365/?fref=ts


3 comentários: